Campo de profundidade (depth of field) na Fotografia
Entenda como o campo de profundidade pode afetar a composição de sua fotografia
O campo de profundidade (depth of field) é a distância entre o objeto mais próximo e mais distante na cena que aparece em foco na imagem capturada. Em outras palavras, é a faixa de distâncias que estão nítidas e claras na fotografia. É determinado por vários fatores, incluindo a distância focal da lente, a abertura do diafragma e a distância entre a câmera e o objeto.
Quando a abertura do diafragma é grande (f-stop baixo), o campo de profundidade é mais estreito, ou seja, apenas uma pequena faixa de profundidade aparecerá nítida na imagem, enquanto o resto aparecerá desfocado. Quando a abertura do diafragma é menor (f-stop alto), o campo de profundidade é mais amplo, ou seja, uma gama maior de profundidades aparecerá nítida na imagem.
Por exemplo, imagine uma fotografia de um sujeito em primeiro plano com um fundo desfocado. Se a abertura do diafragma for grande, apenas o rosto do sujeito aparecerá nítido, enquanto o fundo ficará desfocado. Se a abertura do diafragma for menor, tanto o sujeito quanto o fundo aparecerão nítidos na imagem.
A foto abaixo foi feita usando a abertura máxima da lente 16-35 da série L da Canon, na abertura de f/2.8
Abertura f/2.8 velocidade do obturador 1/400s ISO 250/horto florestal de Manduri -sp
Nesta imagem, o foco está no plano de fundo, desfocando os elementos mais próximos da lente. Foi utilizada uma lente Canon 55-250mm com abertura de f/5.6.
Abertura f/5.6 velocidade do obturador 1/1000s ISO 200
O que é F-stop na fotografia?
F-stop é um termo comumente usado na fotografia para se referir à abertura do diafragma da lente da câmera. O diafragma é uma abertura que controla a quantidade de luz que entra na câmera. F-stop é uma medida relativa que indica a proporção da abertura do diafragma em relação à distância focal da lente. Quanto menor o número f-stop, maior é a abertura do diafragma e mais luz entra na câmera. Quanto maior o número f-stop, menor é a abertura do diafragma e menos luz entra na câmera. Além disso, a escolha do f-stop também afeta o campo de profundidade da imagem, como explicado na pergunta anterior. É importante entender como a abertura do diafragma e o f-stop funcionam juntos para obter a exposição correta e a profundidade desejada em sua fotografia.
O f-stop é importante para o campo de profundidade (depth of field) porque ele determina a abertura do diafragma da lente da câmera. E a abertura do diafragma é um dos principais fatores que afetam a profundidade de campo da imagem. Quanto menor o f-stop, maior será a abertura do diafragma e menor será a profundidade de campo, o que significa que apenas uma pequena faixa de distâncias aparecerá nítida na imagem. Por outro lado, quanto maior o f-stop, menor será a abertura do diafragma e maior será a profundidade de campo, o que significa que uma gama maior de distâncias aparecerá nítida na imagem.
Portanto, o f-stop é uma ferramenta importante para ajustar a profundidade de campo em uma fotografia e criar efeitos visuais desejados. Por exemplo, em retratos, geralmente é desejável ter o sujeito nítido enquanto o fundo fica desfocado, o que pode ser alcançado usando uma abertura de diafragma maior (f-stop menor). Já em paisagens, geralmente é desejável ter a maior parte da cena em foco, o que pode ser alcançado usando uma abertura de diafragma menor (f-stop maior). O controle adequado do f-stop pode ajudar a criar composições visualmente atraentes e impactantes.
Tabela com as principais lentes
A tabela abaixo mostra exemplos de como informações relacionadas a lentes de câmeras fotográficas podem ser organizadas e apresentadas de forma clara e objetiva. Elas mostram as principais lentes de diferentes categorias (grande angular, teleobjetiva e entrada), seus valores de f-stop e uma estimativa da profundidade de campo correspondente, considerando algumas configurações específicas. As informações apresentadas nas tabelas podem ser úteis para fotógrafos amadores e profissionais que desejam escolher a melhor lente para suas necessidades específicas.
Lente | f-stop | Profundidade de campo |
---|---|---|
Canon EF 50mm f/1.8 STM | 1.8 | 1,81m - 2,21m |
Nikon AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G | 1.8 | 1,67m - 2,34m |
Canon EF 50mm f/1.8 STM | 1.8 | 0,03m - 0,05m |
Nikon AF-S Nikkor 50mm f/1.4G | 1.4 | 0,02m - 0,04m |
Sony FE 50mm f/1.8 | 1.8 | 0,03m - 0,05m |
Tamron SP 45mm f/1.8 Di VC USD | 1.8 | 0,04m - 0,07m |
Canon EF 50mm f/1.4 USM | 1.4 | 0,02m - 0,03m |
Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art | 1.4 | 0,03m - 0,05m |
Canon EF 24mm f/1.4L II USM | 1.4 | 0,17m - 0,21m |
Nikon AF-S Nikkor 24mm f/1.4G ED | 1.4 | 0,18m - 0,22m |
Sony FE 24mm f/1.4 GM | 1.4 | 0,16m - 0,20m |
Tamron SP 24mm f/2.8 Di III OSD M1:2 | 2.8 | 0,33m - 0,41m |
Canon EF 24mm f/2.8 IS USM | 2.8 | 0,47m - 0,59m |
Sigma 24mm f/1.4 DG HSM Art | 1.4 | 0,17m - 0,21m |
Canon EF 200mm f/2L IS USM | 2 | 4,51m - 5,55m |
Nikon AF-S NIKKOR 200mm f/2G ED VR II | 2 | 4,46m - 5,48m |
Sony FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 5.6 - 6.3 | 4,65m - 6,51m |
Tamron SP 70-200mm f/2.8 Di VC USD G2 | 2.8 | 4,40m - 5,20m |
Canon EF 70-200mm f/4L IS II USM | 4 | 3,59m - 4,20m |
Sigma 150-600mm f/5-6.3 DG OS HSM Sports | 5 - 6.3 | 4,73m - 10,20m |
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