O que é o ISO na fotografia?
A sensibilidade da luz na fotografia o ISO
O ISO é a sensibilidade da luz e vem da sigla International Organization for Standardization. Quando menor o número do ISO menor a sensibilidade a luz e quanto maior o número maior a sensibilidade da luz.
Mas como funciona na prática?
O ISO é usando com outras duas configurações sendo a velocidade do Obturador (Exposição) e a abertura do Diafragma, formando assim os três pilares da fotografia.
Ok, ISO é a sensibilidade da luz e faz parte dos três pilares da fotografia, mas isso não diz muita coisa, certo? Então vamos mostrar exemplos para ficar mais claro.
Há muitos anos em câmeras analógicas era muito comum comprar o filme para fazer fotografia e você tinha opções de filmes para usar durante a luz do dia e durante a noite, mas, porque era assim? Porque o ISO sendo ele a sensível à luz é essencial para fazer a fotografia, se você usa o ISO 100 que é padrão de menor ISO na maioria das câmeras fotográficas para fazer fotos noturnas você vai ter uma foto escura, o que faz necessário ajustar o ISO para uma maior sensibilidade à luz.
Simples não é? Mas cuidado!
Se para fotos mais claras basta usar o ISO mais alto, então qual seria o problema? O problema ocorre por que quanto mais alta a sensibilidade do ISO da câmera mais ruídos vai ter na fotografia a ponto em que a foto possa ser inutilizada, em caso em que precisa de imagem de alta qualidade.
Mas como resolver o problema do ISO alto?
A melhor forma de ter fotos de qualidade é utilizando ISO mais baixo, mas para isso ocorrer é necessário que o ambiente seja muito bem iluminado, o que pode ser feito utilizando flash ou outras luzes artificiais.
Mas não é todo ambiente que permite a utilização de flash, por exemplo, fotos na natureza para uma foto de qualidade com o ISO baixo é necessário utilizar uma maior exposição, ou seja, configurar outro pilar da fotografia a velocidade do obturador, nesse caso é imprescindível a utilização de um tripé.
Exemplo de fotos realizadas com tripé, a velocidade do obturador vária conforme a luz do ambiente, então para utilizar o ISO 100 ou qualquer ISO baixo, ou seja, entre 50 e 400 é preciso usar uma velocidade mais baixa na abertura do obturador como exemplo 1/40, 1/30, 1/20, 1/10, 1 ou mais lenta como fotografias de longa exposição podem ficar 30 segundos captando luz, como é o caso de fotos do céu noturno.
Confira alguns exemplos de fotos com baixa luminosidade onde é compensada a luz pelo ISO e pela velocidade do obturador.
Foto feita com longa exposição utilizando Canon T7 com lente 18mm ISO 1600 abertura F/3,5 Exposição de 30 segundos