O que é o obturador na fotografia?
Obturador é um dos pilares da fotografia com o ISO e o diafragma
A luz é a parte mais importante na fotografia, visto que sem luz não há foto. E quando falamos do obturador, estamos falando do mecanismo na câmera que controla justamente a entrada de luz.
Assim com o ISO é sensibilidade da luz e o diafragma é a abertura da lente que receberá a luz, o obturador controla quanto tempo o sensor receberá luz.
O obturador é uma cortina atrás da lente que ao abrir expõe o sensor da câmera a luz. Essa cortina é acionada no momento em que é apertado o botão do obturador, e sua velocidade é conforme a velocidade pré-definida na câmera.
Sendo um dos três pilares da fotografia, o obturador é o que expõe o sensor da câmera no momento em que clicamos uma foto, a velocidade do obturador é definida em frações de segundos como 1,40, 1/60, 1/500, 1/2500 entre outras. A fração é o tempo em que o obturador abre expondo assim o sensor que deve receber a luz correspondente a velocidade que ficou exposto.
Porque o obturador possui tantas velocidades?
Como a fotografia é feita a partir de luz, a velocidade do obturador pode definir se receberá mais ou menos luz, e esse processo é feito em conjunto com a abertura do diafragma e o ISO. A velocidade do obturador vai definir se a foto ficará superexposta ficando muito clara e "estourando no branco" ou foto escura na qual "estoura no preto" em ambas é perdida informações da imagem capturada, por isso é preciso entender o seu funcionamento para utilizar da maneira correta.
Quanto mais tempo o obturador ficar aberto mais luz vai entrar no sensor e quanto menos tempo o obturador ficar aberto menos luz vai entrar no sensor, o que vai refletir na sua fotografia.
Em um cenário feito uma fotografia na praia apontando a câmera para o horizonte, por exemplo, usando uma velocidade 1/60 e com o ISO 100 com a abertura máxima da objetiva f/2.0 ao sol do meio-dia a foto vai ficar superexposta, porém, se usar essa mesma configuração no por do sol minutos antes de se por completamente terá uma bela foto, e se usar essa mesma configuração a noite terá uma foto totalmente escura.
Apesar de parecer um pouco complicado de início, na verdade, o que temos são muitas possibilidades de fotografias. Fotografia significa escrever com a luz, e podemos literalmente fazer isso! Fotos congelando movimentos como esportes e animais selvagens, fotos com longa exposição como fotos noturnas, fotos de cachoeiras parecendo uma névoa e muitas outras possibilidades de fotografia!
Abaixo coloco exemplos de fotografias feitas conforme a velocidade do obturador.
Velocidade média do obturador
Definida entre 1/30, 1/40, 1/50, 1/60, 1/80, 1/100, 1/125 e 1/160.
Para ambientes de pouca luz, como no caso de fotografia em locais internos onde a luz é limitada é preciso colocar o obturar em velocidade média, que varia entre 1/30 a 1/60. Ao usar velocidade baixa assim é preciso utilizar um tripé, porque uma câmera sendo apoiada pelas mãos a mais leve tremida vai prejudicar a qualidade da foto.
A partir de 1/60 é possível fazer fotos com maior segurança usando as mãos, sem tremer a imagem, mas é preciso cautela.
ISO 100 lente 55 mm f/4.0 velocidade 1/160
Velocidade alta do obturador
Definida entre as velocidades 1/250, 1/400, 1/500, 1/600, 1/800, 1/250, 1/3200, 1/400, 1/800 e qualquer velocidade acima de 1/800.
ISO 200 f/4 velocidade do obturador 1/500
A alta velocidade do obturador é utilizada para congelar imagens, geralmente objetos em movimento como praticantes de esporte, animais na natureza, carros em alta velocidade e qualquer coisa que se movimente.
ISO 100 lente 55 mm f/4.0 velocidade 1/250
Mas ao usar alta velocidade do obturador que é a partir de 1/250, a luz que entra no obturador é muito menor, porque o sensor vai receber muito menos luz, nesses casos é preciso fazer fotos em ambientes muito bem iluminados ou compensar a luz com a sensibilidade do ISO e uma maior abertura do diafragma. Porém, é preciso tomar cuidado com o ISO muito alto por que pode prejudicar a foto com geração de ruído, um trabalho a mais para o pós processamento da foto.
Velocidade baixa do obturador, ou longa exposição
Definida entre modo BULD onde o obturador fica aberto até o fechamento manual via botão ou controle remoto e velocidades a partir de 0"4, 0"3, 1/4, 1/5, 1/6, 1/8, 1/10, 1/13, 1/15, 1/20 e 1/25.
Nessa velocidade é quando entra mais luz no sensor, sendo uma velocidade abaixo do 1/30. É importante a utilização de tripé nessa velocidade para conseguir fotos focadas corretamente, já que se trata de longa exposição.
Essa velocidade é muito utilizada para fotos noturnas, por exemplo, fotos que é possível ver literalmente o rastro da luz como ocorre em grandes centros como o exemplo abaixo.
Foto de dalia nava: https://www.pexels.com/pt-br/foto/reino-unido-arquitetura-big-ben-ponte-9998420/ Abertura f/9 ISO 250 Velocidade do obturador 8.0S
Cachoeiras onde a água se torna uma névoa é um efeito muito interessante, colocando a fotografia em outro patamar. O exemplo abaixo feito em longa exposição.
Distância focal 18.0mm Abertura ƒ/13.0 ISO100 Velocidade do obturador 13/10s
Outro tipo de fotografia feita com a baixa velocidade do obturador, geralmente com o tempo de abertura de 30 segundos é fotos da via láctea, na qual a câmera fica captando a luz do céu formando assim a imagem da via láctea.
Abertura f/3.5 exposição 30s ISO1600 lente 18
Aquela foto em que a cachoeira parece uma névoa, também é um efeito que precisa ser feito com maior tempo de exposição pelo obturador do sensor.
Tipos de obturadores
Em câmeras SLR (Reflex) podem ser encontrados dois obturadores, um eletrônico e outro obturador mecânico. Na câmera é possível selecionar a opção de obturador mecânico ou eletrônico, ou em determinados modelos colocar no automático onde a câmera decide qual obturador utilizar.
Obturador eletrônico
Possui a vantagem de ser silencioso e efetuar disparos em alta velocidade de forma contínua. Em fotos na natureza, por exemplo, onde precisa manter silêncio de acordo com a distância do objeto a ser fotografado faz muita diferença em relação ao barulho, o mesmo ocorre em relação à velocidade do obturador que permite uma seqüência maior de fotos aumentando a chance de conseguir uma foto do objeto em um ângulo perfeito, como uma ave levantando voo.
Fotografia com menos ruídos e tremores, já que não tem peças físicas que fazem o processo de abertura e fechamento como ocorre no obturador mecânico.
Obturador mecânico ou obturador plano focal
O obturador mecânico utiliza cortinas traseiras e dianteiras convencionais abrindo e fechando durante o tempo de exposição.
Esse obturador é melhor em condições de fotografia onde utiliza lentes mais claras com a objetiva totalmente aberta. Uma vantagem em relação à fotografia através de obturador mecânico é conseguir uma imagem com menor distorção.
Sincronização com flash mais rápido, outra característica do obturador mecânico está na velocidade da sincronização com o flash externo em relação ao obturador eletrônico.
Obturador central
Apesar de ser um modelo mais raro entre as câmeras fotográficas, esse modelo oferece maior vantagem em relação aos outros, como permitir a sincronização com flash de alta velocidade além de uma maior precisão em relação aos demais obturadores.
Esse modelo trabalha com lâminas giratórias abrindo e fechando de acordo com a configuração de velocidade prévia na câmera.
Combinação dos três pilares da fotografia
Como vemos o obturador é somente um dos três pilares, junto com o ISO e o diafragma. E a combinação dos três pilares nós fazemos nossa fotografia.
Uma vez que conseguimos dominar esses três pilares podemos fazer uma infinidade de modelos de fotos, desde fotos congelando movimentos, longa exposição ou mesmo um retrato fotográfico.
A configuração precisa seguir um equilíbrio entre os três pilares como, por exemplo, se você faz uma foto em ambiente com pouca luz você geralmente usa uma maior abertura do diafragma, uma maior sensibilidade do ISO e uma velocidade mais baixa (F/2.0 + ISO400 + 1/30), já em circunstâncias onde existe muita luz como uma foto em uma praia ao sol do meio-dia para uma foto que não estoure no branco é preciso, fechar mais o diafragma, usar o menor ISO possível da câmera com uma maior velocidade do obturador (F/10 + ISO100 + 1/2000).
Ou seja, como podemos ver todas as fotos dependem de um equilíbrio entre os três pilares, porém, não é uma regra por que tudo depende do que quer para sua fotografia.