FOTOGRAFIA DE TODO DIA
DICAS DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS
  • Compartilhe: Facebook Twiiter WhatsApp
    Como congelar movimentos na fotografia<

    Como congelar movimentos na fotografia

    Aprenda a congelar movimentos em suas fotos

    Constantemente vemos fotos de aves em pleno voo, carros em alta velocidade, modelos com cabelos em movimento saindo da água e nos perguntamos como fazer essas fotos. Simples, o que define se a foto vai ser congelada ou borrada é a velocidade do obturador da câmera. Vamos entender um pouco mais!

    Para congelar movimento na fotografia primeiro precisamos dominar os três pilares da fotografia que são abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade da luz(ISO). E nesse caso específico principalmente a velocidade do obturador sendo ele o tempo de exposição.

    Visto que entendemos como funciona a velocidade do obturador de nossa câmera, podemos dominar e fazer diversas categorias de fotos e entre essas fotos congelar movimentos.

    Vamos dar alguns exemplos de velocidades e os tipos de fotografia que podem ser geradas a partir dessas velocidades do obturador ou tempo de exposição:

    Velocidades baixas

    Estamos considerando exemplos de aberturas que podem ser feitas utilizando a câmera na mão e com a sensibilidade do ISO mais baixa possível podendo varia entre 100 a 400, logo é sem a utilização de tripé. Para fotos abaixo dessas velocidades recomendado um tripé – segue exemplos de abertas em baixa velocidade:

    Velocidade do obturador 1/60 – utilizado para ambientes com pouca luz com risco e borrar a imagem de for fotografar um objeto em movimento.

    imagem pássaro velocidade 1/60 ISO 100 abertura f5.6 lente 250mm canon Configuração velocidade do obturador 1/60 ISO-100, Abertura f5.6 Lente 250mm

    Velocidade do obturador 1/100 – utilizado em ambiente com pouca luz, porém mais iluminado do que a velocidade anterior.

    Velocidade do obturador 1/200 – utilizado para fotos em ambientes com boa iluminação.

    Porém, nenhuma dessas velocidades do diafragma podem congelar um movimento, por exemplo, ao fotografar um beija-flor voando com qualquer uma dessas velocidades não será possível ver a asa aberta, somente um borrão.

    Velocidades altas

    Velocidade do obturador 1/500 – a partir dessa velocidade é possível congelar movimentos, dependendo da velocidade do objeto a ser fotografado. E ter imagens com bastante nitidez.

    congelando movimento de cabelos molhados Configuração f/10 Velocidade do obturador 1/500s e ISO-250

    Velocidade o obturador 1/600 – já é possível fotografar um beijar flor com asas abertas.

    Como podemos ver a velocidade a partir da exposição 1/500 do obturador já é possível congelar movimentos, porém dependendo do objeto e da luz é necessário utilizar velocidades mais altas.

    É necessário lembrar que no momento em que nós aumentamos a velocidade do obturador, consequentemente vai entrar menos luz e dessa forma a foto vai sair mais escura. Ou seja, uma velocidade baixa permite a entrada de mais luz, uma velocidade alta diminui o tempo de exposição e dessa forma entra menos luz na imagem.

    Nesse caso se queremos fazer foto de um objeto em alta velocidade e com muita nitidez e qualidade é importante que seja um ambiente bem iluminado, lembrando que quanto mais alta a sensibilidade da luz (ISO) mais ruídos pode ter a imagem, portanto para ter uma imagem de alta qualidade é necessário ISO baixo e luz suficiente para uma fotografia de qualidade.

    Um atalho

    modo tv canon - controlar abertura

    Se ainda não consegue dominar esses pilares da fotografia e configurar manualmente você pode usar os modos semiautomáticos de sua câmera como, por exemplo, o Modo TV na Canon e o Modo M na Nikon.

    Basicamente esses modos você controla a velocidade do obturador de sua câmera deixando com que a sensibilidade da luz(ISO) e a abertura do diafragma fiquem no automático compensando para você os ambientes de pouca ou muita luz.

    Se a câmera que você utiliza é uma câmera semiprofissional, como exemplo uma Powershot pode ser que não permita a configuração manual da velocidade do obturador, mas pode ter uma opção para imagens em movimento, vale a pena conferir.

    É possível congelar movimentos na fotografia com celular/smartphone?

    Sim, é possível. Mas é necessário que o ambiente seja muito bem iluminado, sem luz não há foto e pouca luz não vai ser suficiente para congelar uma imagem, não esqueça que quanto mais rápida a velocidade do obturador menos luz vai entrar.

    Cada celular tem sua própria configuração, verifique se o seu celular tem alguma dessas configurações:

    - Coloque a câmera do celular no modo manual (muito celulares têm essa função), ao colocar no modo manual poderá seguir as mesmas regras mencionadas acima para as câmeras. Ou seja, configurar a velocidade do obturador.
    - Se o celular/smartphone não ter modo manual, você pode procurar pela função esporte ou movimento, alguns celulares nas configurações de suas câmeras tem funções para diferentes tipos de fotos e uma delas é o esporte ou movimento, essa pode ser a que você esteja procurando para congelar movimentos em sua fotografia com celular.
    - Se não tiver modo manual e nem função esporte ou movimento no celular você pode utilizar a opção de múltiplas fotos, dessa forma o celular vai fazer rajadas de fotos e dessa forma basta escolher a foto que melhor te agradar. E ao colocar nesse modo, ou seja, modo de rajada de fotos o celular vai compensar a luz automaticamente.

Sobre o Autor

...
Edson Souza

Um sujeito de T.I. que se aventurou em fotografia Outdoor.