FOTOGRAFIA DE TODO DIA
DICAS DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS
  • Compartilhe: Facebook Twiiter WhatsApp
    Vale a pena comprar uma lente fotográfica usada ou uma câmera fotográfica usada?<

    Vale a pena comprar uma lente fotográfica usada ou uma câmera fotográfica usada?

    Comprar uma câmera fotográfica usada ou uma lente usada pode não ser tão simples

    Todo mundo que inicia na fotografia ou mesmo que já é fotografo e quer fazer um upgrade nos equipamentos se depara com um alto custo dos equipamentos. E quando isso acontece sempre vem a alternativa de comprar um equipamento de segunda mão visando pagar mais barato.

    Mas comprar uma lente fotográfica usada, uma câmera fotográfica usada ou mesmo qualquer outro equipamento fotográfico usado vale a pena? Depende!

    Os equipamentos estão sujeitos a falhas

    Todo equipamento pode e certamente vai falhar em algum momento, principalmente quando se trata de câmeras fotográficas onde possuem vários mecanismos internos além da parte eletrônica, mas quando ocorrem falhas em um equipamento que você comprou novo a garantia cobre, no caso de um equipamento comprado de segunda mão a chance de isso acontecer é mínima.

    Por isso é preciso muita cautela no momento em que decidir comprar um equipamento usado.

    Você realmente precisa de um equipamento usado?

    O preço de um equipamento está relacionado a sua capacidade onde quanto mais sofisticado mais caro será o equipamento. Mas será que o seu uso na fotografia demanda um equipamento mais sofisticado?

    equipamentos fotograficosFoto de Andre Furtado: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cameras-e-lentes-dslr-3989612/

    Por exemplo, para iniciantes, fotografar ensaios em estúdios,  uma câmera de entrada pode atender, visto que se tem o total controle da luz e dessa forma consegue fotografar sempre com ISO 100, dessa forma comprar uma Full frame usada pode não ser tão interessante, já que com o valor poderá comprar uma câmera de entrada nova ou mesmo melhores lentes para utilizar.

    Em determinados casos o upgrade que precisa fazer não é da câmera, mas sim das lentes o que com certeza já vai dar uma melhor qualidade de imagem, se uma coisa que vale a pena comprar usada é lente.

    Se você já é fotografo e começa a sentir falta em maior qualidade de imagem, mais recuperação de sombras, uma câmera mais robusta para uso externo nesse caso fazer um upgrade faz todo sentido e é necessário.

    Então, vale a pena comprar uma câmera fotográfica usada?

    camera fotografica usadaFoto de Arif Syuhada: https://www.pexels.com/pt-br/foto/camera-maquina-camera-digital-dslr-5191869/

    A câmera fotográfica além do fator de conservação, precisa ser considerado também a vida útil do obturador, que varia de modelo para modelo. Essa vida útil é baseada em testes feitos pelos fabricantes onde apontam a quantidade de cliques que a câmera consegue dar até travar o obturador. Você pode fazer uma consulta da vida útil dos obturadores dos principais modelos do mercado clicando aqui.

    Outro fator importante em relação a comprar câmera fotográfica usada, é saber para que ela era utilizada. Câmeras utilizadas para filmagem elas permanecem com o sensor exposto por muito mais tempo do que câmeras utilizadas para fotografar e nesses casos é comum ocorrer dead pixels no sensor.

    Portanto, se a câmera fotográfica usar estiver bem conservada e estiver com a vida útil do obturador adequada, não tiver dead pixels, com certeza comprar a câmera vai valer muito a pena desde que o preço seja bem abaixo do valor do mesmo modelo novo!

    Se a câmera tiver uma quantidade de cliques na metade da vida útil do obturador, pode ser uma boa opção desde que seja para usar como backup.

    Comprar lente fotográfica usada vale a pena?

    lentes para camera fotograficaFoto de Joao Farias: https://www.pexels.com/pt-br/foto/camera-maquina-equipamento-maquinario-8089944/

    As lentes apesar de possuírem mecanismos internos assim como partes eletrônicas, as lentes não possuem uma vida útil limitada como ocorre com as câmeras, permitindo uma maior vida útil, que pode ser estendida por muitos anos se for bem cuidada.

    Porém, é preciso cautela ao comprar lentes, já que lentes com batidas podem apresentar problemas óticos. Outro fator que pode comprometer as lentes são os fungos. Lentes que não são armazenadas corretamente, ou seja, em um local que receba luz e sem umidade, vão acumular fungos.

    Lentes com fungos apresentam problemas que refletem diretamente nas imagens, se buscamos comprar uma lente nova para uma melhor qualidade de imagem não faz sentido comprar uma lente com fungo. No entanto, as lentes podem ser enviadas para manutenção para receber uma limpeza e assim a remoção dos fungos.

    Passo a passo como comprar lente ou câmera usada com segurança

    negociação de equipamentosFoto de Uriel Mont: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-de-camisa-cinza-em-pe-ao-lado-da-mulher-de-vestido-cinza-6271539/

    Comprar lente ou câmera usada pode parecer simples, mas pode ser um grande gerador de estresse, principalmente se for uma compra online. Quando separamos um dinheiro para comprar algum equipamento que precisamos o que com certeza não queremos é comprar um equipamento ruim, com defeito ou mesmo cair em um golpe. Para garantir mais segurança na compra de câmeras fotográficas usadas e lentes colocamos aqui 7 dicas.

    1 — Quando for comprar uma câmera fotográfica usada ou lente usada, ao comprar de preferência para assistências técnicas e autorizadas.

    2 —  Dê preferência para produtos que possuem nota fiscal, claro que um produto usado nem sempre o dono vai guardar a nota fiscal, o que não é um grande limitador, mas a nota vai garantir que o produto não é fruto de um roubo.

    O que pode ser analisado também, na questão de câmeras fotográficas usadas serem ou não frutos de roubos é se a mesma vem com o carregador, alça e bateria, geralmente produtos roubados não vem completo vindo somente à câmera fotográfica. Já a lente dependendo do modelo tem o próprio case e possivelmente a caixa original.

    3 — Verifique a quantidade de cliques que a câmera possui, as câmeras como já mencionado acima possuem uma vida útil do obturador testado pelo fabricante, e existem tabelas que indicam a quantidade de cliques que os principais modelos de câmeras do mercado possuem de vida útil. Então comprar uma câmera já próxima ou mesmo que (passou) a quantidade de cliques garantida pelo fabricante é muito arriscado.

    4 — Em compras online se possível peça para fazer uma videoconferência com o vendedor para poder mostrar a câmera em funcionamento, garantindo assim mais segurança. Caso não seja possível peça fotos caso já não tenha e repare nas marcas que pode ter o corpo da câmera já que podem indicar quedas.

    5 — No caso de ser uma compra em que pode encontrar com o vendedor pessoalmente, teste a câmera com sua lente, verifique se existe sujeita ou dead pixel no sensor, e teste todos os botões da câmera para garantir que todos funcionam corretamente.

    Para verificar se tem sujeira no sensor ou dead pixels você pode colocar a lente no seu fechamento Máximo F22, colocar ISO 100 e o tempo de exposição de uns 4 a 5 segundos e ao clicar para fazer a foto fazer movimentos com a mão. Se na foto sair algum elemento fixo perfeitamente focado com certeza ao sensor ou está sujo, ou possui dead pixels.

    6 — A maioria dos casos de compras de usados são feitas online, em grupos de Facebook, WhatsApp e outros locais online, então no momento de fazer a compra fuja de pagamentos via PIX e depósitos já que é mais sucessível a golpes. Em compras online sempre utilize algum método de pagamento seguro, como no caso do mercado livre que pode fazer a transação mais segura liberando o dinheiro para o vendedor quando o cliente receber o produto.

    7 — Verifique se o valor do produto realmente está abaixo do valor do produto novo, o que é muito comum principalmente em lentes serem anunciadas mesmo que usadas com o valor mais alto do que o valor do site do próprio fabricante. SEMPRE confira o valor do novo antes de comprar uma lente ou uma câmera usada.

    8 — Lentes, quando comprada online fique atento na descrição do produto e verifique se está constando “sem riscos e sem fungos” ou “revisada e limpa” e verifique se as fotos do anuncio são de fatos fotos do produto real e não fotos retiradas da internet. Se o anúncio constar fotos retiradas da internet evite comprar.

    Se a compra for cara a cara com o vendedor, faça os testes na lente, ilumine a lente para verificar se tem marcas de riscos ou fungos. Teste todos os elementos eletrônicos da lente.

    lente usadaFoto de Jonas Svidras: https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-de-uma-pessoa-segurando-uma-lente-de-camera-preta-759960/

    Teste o foco automático e o foco manual. Verifique se a lente tem marcas de quedas por que isso pode gerar problemas internos.

    E por último teste a abertura mínima e máxima da lente..

    Conclusão

    Comprar equipamentos usados pode dar muito certo quando são seguidas as dicas de segurança diminuindo assim a chance de ter estresse na pós-compra.

    Câmeras fotográficas para quem faz um uso constante e precisa de câmeras de backup comprar uma câmera de segunda mão é sempre uma boa escolha, desde que a mesma esteja funcionando corretamente, já como câmera principal é preciso focar sempre em câmeras com a menor quantidade de cliques possíveis visando assim uma vida útil mais longa da câmera e melhor custo-benefício.

    Lentes são mais tranquilas de se comprar usadas, e na minha opinião é o que mais vale a pena comprar usada desde que esteja funcionando corretamente, justamente por não ter a limitação de cliques como ocorre com as câmeras, garantindo uma vida útil que pode durar por uma vida toda se bem cuidada.

     

Sobre o Autor

...
Edson Souza

Um sujeito de T.I. que se aventurou em fotografia Outdoor.