FOTOGRAFIA DE TODO DIA
DICAS DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS
  • Compartilhe: Facebook Twiiter WhatsApp
    Como fazer fotos com nitidez? 5 passos que podem te ajudar!<

    Como fazer fotos com nitidez? 5 passos que podem te ajudar!

    Fotos nítidas é algo que todos que fotografam querem, quem não vai querer uma foto com nitidez e qualidade não é mesmo? Mas como chegar na nitidez tão desejada? Vamos conferir!

    Para conseguir uma foto com nitidez e qualidade é um conjunto de configurações e técnicas de fotografias, sendo as seguintes configurações: a luz adequada, foco cravado, sensibilidade do ISO correta, utilização de um tripé em alguns casos e a abertura correta da lente. Ou seja, são basicamente 5 técnicas que podem interferir na fotografia.

    Vamos conferir cada uma das 5 técnicas e configurações detalhadamente!

    1 - Luz é essencial

    luz é essencial para uma fotografia de alta qualidade

    Para uma foto com nitidez a luz é essencial. Não há como chegar uma nitidez com qualidade sem uma luz adequada, o que pode ser conseguido através de um ambiente bem iluminado seja por uma iluminação artificial ou mesmo por uma maior exposição. Vamos entender melhor com dois exemplos simples:
    — Fotos de pessoas, precisa obrigatoriamente ter uma luz muito bem acertada e para isso podemos escolher fotografar em um ambiente muito bem iluminado ou mesmo usar opções como flash e outras opções para iluminar artificialmente.
    — Já em fotografia de paisagem não podemos usar flash, e se for um ambiente com pouca luz aí é o ponto em que devemos consertar a luz com o tempo de exposição, ou seja, ajustar a velocidade do obturador para uma maior captação de luz.

    2 - Foco cravado!

    foco cravado faz toda a diferença na foto com alta nitidez

    Sem foco sem nitidez, simples assim! Mas como focar corretamente? A maioria das câmeras possui lentes com foco automático e manual, se você não tem muita prática use sempre o automático da sua lente(AF) que não vai ter erro.

    Seleção do ponto AF

    configurando o af do foco automatico

    Utilize sempre o foco manual da câmera, toda a câmera possui pontos de focos a serem utilizados, eles podem estar automático ou você colocar no manual sempre com você determinando o ponto de foco que será utilizado. Uma vez dominado esse recurso sua fotografia sobe de patamar. Mas veja bem, tem o foco automático da lente e os pontos de foco do sensor, são coisas diferentes.

    Operação AF

    seleção de tipo de foco ONE SHOT na Canon e AF-S na Nikon

    As operações de definição de foco são basicamente três tipos sendo eles:
    ONE SHOT na Canon e AF-S na Nikon: essa opção é utilizada para objetos fixos, e essa é a mesma utilizada por fotógrafos de pessoas que costumam fazer o reenquadramento.

    AI SERVO na Canon e AF-C na Nikon: utilizado para objetos em movimento, por exemplo, fotos de animais em movimento, pessoas em movimento e qualquer outro objeto que deseja fotografar que esteja em movimento. Nessa opção o foco acompanha o objeto que deseja fotografar.

    AI FOCUS na Canon e AF-A na Nikon: esse modo você deixa a função de definir se o objeto está em movimento ou está fixo para a câmera definir. Ou seja, no automático.

    OBS: as nomenclaturas foram utilizadas das câmeras mais comuns do mercado que são a Canon e a Nikon, porém apesar de poder variar o nome dessas funções em outras câmeras a função é a mesma. Se sua câmera não é nenhuma dessas duas marcas vale a pena conferir o manual.

    Dica, para uma foto de alta nitidez opte sempre utilizar o modo manual da Operação AF, ou seja, se for objeto fixo o ONE SHOT/AF-S que não tem erro e se for um objeto em movimento AI SERVO/AF-C. Visto que a opção automática da câmera pode se confundir e dessa forma tirar o foco do elemento principal.

    Ok, mas como focar corretamente? Só é possível focar em áreas com contraste, tudo que você for focar precisa ter contraste, ou seja, se a área não tiver contraste foque no contraste mais próximo possível.

    — Em pessoas uma dica para retratos é focar sempre nos olhos, um foco gravado nos olhos com uma boa luz já vai alcançar uma nitidez muito boa.
    — Já em paisagem, o processo da busca pelo contraste é o mesmo uma boa luz e um bom contraste já será possível uma boa nitidez.

    3 - ISO, sensibilidade da luz correta

    usar sempre o iso mais baixo possível para fotografia de alta qualidade e nitidez

    Para uma maior qualidade de imagem é necessário configurar o ISO corretamente e como fazer isso? Utilizar sempre o ISO mais baixo possível!

    O fato de usar o ISO mais baixo possível se deve por que quanto mais alto o ISO, ou seja, quanto maior sensibilidade da luz maior ruído a imagem vai ter. E para quem busca nitidez o ruído vai cair muito mal não é mesmo?

    A maioria das câmeras possui um ISO mínimo de 100 e algumas de 50, o que pode ser aumentando até 400 em situações onde existe uma necessidade, por exemplo, ambientes com pouca iluminação e que não pode usar o flash.

    OBS: estamos falando de ISO baixo por o assunto ser qualidade e nitidez, porém as câmeras possuem ISO que pode chegar até 26 mil e a utilização varia de caso a caso.

    Porém, quando não pode usar flash a luz pode ser compensada com uma maior exposição, dessa forma aumentando o tempo de abertura do obturador para captar mais luz. Utilize um tripé!

    4 - Tripé faz uma boa diferença

    fotografia de longa exposição com via latcea de fundo

    Utilizar tripé é uma ótima solução para se garantir que a câmera não vai tremer, principalmente se estiver usando uma velocidade de obturador mais lenta, aliás, obrigatoriamente se pretende ter uma foto com boa qualidade a ISO baixo compensando a luz com o tempo de exposição precisa usar um tripé!

    Já em situações com boa condição de luz você pode compensar a ausência de um tripé com uma velocidade mais alta do obturador, mantendo a qualidade sem que a foco fique tremida e sem foco.

    5 - Melhor abertura da lente

    melhor abertura da lente para fotografia de paisagem

    Uma lente de qualidade é muito bom para fotos de alta qualidade, mas não é somente uma lente de qualidade mas também a abertura ideal da lente, ou seja, a abertura correta do diafragma.

    Toda lente possui uma abertura onde a qualidade da imagem é melhor, e essa abertura do diafragma não está nos extremos como a maior abertura do diafragma e nem o maior fechamento, mas em um meio-termo. Um exemplo a lente 1.8 a abertura ideal em alguns casos é de 2.8 ou seja em f/2.8. Porém, para fotografia de paisagem busque um fechamento maior para uma maior área de nitidez, geralmente na média de f/10 a f/16.

    Fique atendo essas aberturas variam de lente para lente e do tipo de fotografia que está procurando.

    Mas vale a pena pesquisar sobre a lente em que você costuma utilizar em sua câmera ou mesmo fazer testes para encontrar a melhor resolução de imagem.

    Tire suas conclusões por suas experiências

    Tudo que colocamos aqui é um caminho mais seguro, mas nem tudo é regra! A qualidade da foto pode variar de lente para lente, ambiente para ambiente. Porém, ao usar técnicas mais seguras você garante uma maior chance de sucesso na hora de conseguir fotografias com nitidez e qualidade.

Sobre o Autor

...
Edson Souza

Um sujeito de T.I. que se aventurou em fotografia Outdoor.