FOTOGRAFIA DE TODO DIA
DICAS DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS
  • Compartilhe: Facebook Twiiter WhatsApp
    Como fotografar a lua?<

    Como fotografar a lua?

    Veja como fazer fotos da lua com qualidade!

    Desde os tempos mais remotos os primeiros humanos modernos já olhavam para o céu e deslumbravam com a visão da lua, onde a imaginação e a admiração por sua beleza sempre elevava a ideia sobre a lua em um outro patamar. Atualmente a lua continua encantando pessoas com suas fases e a beleza de cada uma delas denotando assim suas características, muito específicas de cada fase.

    Estando a cerca de 400 mil quilômetros da terra sua luz demora 1,25 segundos para chegar até nós e diariamente nos acompanha em horários e fases diferentes. E tudo aquilo que nos chama atenção, nós queremos fotografar!

    Apesar de parecer grande no céu fazer uma foto da lua principalmente com o céu noturno é motivo de muita frustração a medida que tudo que vemos é uma bola de luz com pouca ou nenhuma definição, mas como podemos fotografar a lua e ter um resultado como o mostrado abaixo?


    Fotografia da Lua feito com Canon EOS Rebel T7 e lente 55-250mm Fotografia utilizando uma Canon T7 com lente 55-250mm f5.6 f1/500 e ISO-400

    Para fotografar a lua é necessário certas configurações na câmera e equipamentos que permitam fazer a foto. Por exemplo, se você possui uma câmera de entrada muito provavelmente você deve ter uma lente 18-55mm o que para fotografar a lua em céu noturno não seria o ideal, nesse caso você pode tirar boas fotos da lua durante o dia.

    Então direto ao ponto para fotografar a luz no céu noturno você vai precisar de uma lente tele objetiva como exemplo a 70-200mm, 55-250mm, 85-300mm, 100-400mm, esses são alguns exemplos, mas existem outros modelos de lente tele objetiva que podem ser usados.

    Detalhe muito importante, para conseguir fotos de qualidade da lua você precisa usar sua câmera no modo manual.

    Se você já possui uma dessas lentes, vamos para a configuração da câmera!

    1 - Abertura. Importante dizer que a abertura também determina o plano de foco e a entrada de luz. A abertura no caso da lua pode ficar entre F5 a F10. Considerando que quanto maior o número da abertura menos luz vai entrar e maior o campo de foco.

    2 - Velocidade do obturador(exposição), a lua por mais que nós não percebamos ela está em constante movimento assim como à terra então a velocidade não pode ser muito baixa. Use sempre o dobro da distância focal que está usando como, por exemplo se estiver usando uma lente 250mm coloque a velocidade do obturador em f1/500.

    3 - ISO (Sensibilidade da luz). A exposição vai depender muito do momento em que for tirar foto da lua por que a luz pode variar assim como resultado, uma foto com o ISO muito alto pode gerar ruídos e pode tirar os detalhes da lua, nesse caso vale a pena fazer o teste e ver qual ISO vai ficar melhor com o resultado. A foto do exemplo acima foi utilizado o ISO 400, velocidade f1/500 em uma Canon T7.

    4 - Como já mencionado acima a lente a ser utilizada precisa ter a distância focal de pelo menos 200mm para uma foto de ao qualidade.

    5 - Tripé é necessário? Não é obrigatório, é possível fazer fotos da lua com boa nitidez desde que sua lente possua um controle de estabilidade. Caso contrário para um bom resultado o tripé é indispensável.

    Alguma dicas

    Se você não possui uma lente com distâncias focais como mencionadas acima você ainda pode fazer fotos da lua, nesse caso faça uso de fotos diurnas aproveite a paisagem!

    Existem muitas composições que podem fazer parte das duas fotos com a lua.

    Apesar das definições de configurações acima você pode seguir seu próprio padrão. Uma vez que você dominou os pilares da fotografia (Abertura, Exposição e ISO) você consegue fazer fotos do seu gosto com composições que só dependem de sua imaginação.

    Confira alguns exemplos de composição:

    Fotografia da Lua feito com Canon EOS Rebel T7 e lente 55-250mm Fotografia utilizando uma Canon T7 com lente 55 f5.6 f1/320 e ISO-100

    Foto da Lua feito com Canon T7 Fotografia utilizando uma Canon T7 com lente 55-250 f5.6 f1/500 e ISO-1600

    foto utilizando composiçao da lua entre as arvores com Canon Rebel T7 e lente 55-250mm Fotografia utilizando uma Canon T7 com lente 55-250 f4 f1/400 e ISO-400

    Fotografando o por do sol e a lua na mesma composição utilizando uma canon rebel T7 com lente  55-250mm Fotografia utilizando uma Canon T7 com lente 18-55 f6.5 f1/60 e ISO-800

    Veja que algumas dessas fotos fogem do padrão em relação à configuração mencionada anteriormente, e isso ocorre que a configuração de sua câmera vai variar muito da composição da foto que você deseja fazer e da luz que você tem disponível. Então experimente e faça os seus próprios testes, cada câmera tem suas próprias características e qualidades, mas todas elas seguem o mesmo padrão dos pilares da fotografia (Velocidade, Exposição e ISO), dominando esse triangulo qualquer foto será possível.

Sobre o Autor

...
Edson Souza

Um sujeito de T.I. que se aventurou em fotografia Outdoor.