FOTOGRAFIA DE TODO DIA
DICAS DE FOTOGRAFIA E EDIÇÃO DE IMAGENS
  • Compartilhe: Facebook Twiiter WhatsApp
    Dicas para limpar o sensor da sua câmera DSLR ou mirrorless<

    Dicas para limpar o sensor da sua câmera DSLR ou mirrorless

    Encontrar sujeita no sensor de nossa câmera sempre traz uma sensação ruim, mas a solução é simples

    Então chega um momento em que vamos para praia fazer fotos e lá acabamos mudado a lente da nossa câmera DSLR ou Mirrorless entre foto e outra. Dias depois ao pegar a câmera novamente ou mesmo nas próprias fotos tiradas no mesmo dia ao visualizar percebemos pequenos pontos pretos na fotografia. E acredite, é muito comum isso acontecer!

    Nossa câmera é nossa ferramenta seja ela para trabalho ou mesmo para nosso hobby, porém precisa de cuidados. Hora ou outra ela vai precisar limpar o sensor e as lentes e para isso é necessário alguns cuidados.

    Não reparou em sujeira e quer descobrir como saber se precisa limpar?

    Configurar câmera para verificar sujeira no sensor

    Vamos te ensinar a descobrir se seu sensor está sujo. Pegue sua câmera e faça uma foto com as seguintes configurações:

    — Deixe o diafragma o mais fechado possível, e sua lente chegar em f/32 use o f/32 ou o máximo que ela conseguir.
    — Utilizando o ISO 100 e faça foto ou de um plano totalmente branco, ou pode ser até mesmo do céu azul durante o dia. O importante é que tenha a mesma cor de preferência clara para poder visualizar bem a sujeira.
    — Velocidade do obturador deve ser usado para compensar a luz, então utilize conforme a luz que estiver recebendo no ambiente. Dúvidas de como usar o obturador confira aqui.
    — Feito a foto pelo próprio viewfinder da câmera é possível verificar se existe sujeira, na dúvida coloque em um software a imagem para aumentar e ficar mais visível.

    Como a sujeira chega ao sensor da câmera?

    Para a sujeira chegar ao sensor é necessário que ele seja exposto, e ocorre justamente no momento em que trocamos a lente da câmera, por isso é muito importante que no momento em que for fazer a troca da lente da sua câmera DSLR ou Mirrorless que a mesma seja mantida com a abertura do sensor para baixo, evitando assim que a poeira chegue ao sensor, sempre que possível não faça isso ao ar livre.

    Ok, a sujeira chegou no sensor como fazer a limpeza?

    Dependendo da câmera que você possui ela tem um mecanismo próprio de limpeza, para saber qual é confira o manual de sua câmera, onde vai constar a opção de limpeza automática do sensor. Essa limpeza automática consiste basicamente da própria câmera tentar fazer a limpeza tremendo o sensor para que a poeira possa sair. IMPORTANTE que a bateria de sua câmera esteja carregada e que a câmera esteja com a abertura do sensor sempre para baixo, para que a gravidade ajude no processo. A bateria precisa estar totalmente carregada para não ter risco de acabar a bateria no meio do processo.

    Mas em muitos casos o problema não é resolvido, então o que fazer?

    Não use um material qualquer para fazer a limpeza do sensor de sua câmera, isso pode te trazer problemas no sensor. Lembre-se o sensor é muito sensível e é o principal mecanismo da sua câmera então, se for fazer a limpeza em casa precisa tomar cuidado e usar ferramentas adequadas para isso.

    29 unidades/conjunto Kit de limpeza de câmera DSLR kit de limpeza de sensor de câmera digital Preto

    Existem diversos kits de limpeza de câmera e nesses kits tem ferramentas ótimas, como borrifador de ar, lenço próprio para limpeza de lentes e outras ferramentas que vão te auxiliar na limpeza não só do sensor, mas também a limpeza das lentes, e o melhor esses kits são muito baratos quando comparados a acessórios para fotografia. Então bora limpar?

    1 — Utilize um balcão ou uma mesa limpa, pegue sua câmera com a bateria carregada retire a lente e coloque na opção Limpeza manual pelo viewfinder, pode ter variação de nomenclatura de câmera para câmera, mas o processo é o mesmo. Ao colocar em limpeza manual sua câmera vai levantar o sensor para a limpeza manual ser realizada. Se a sua câmera for uma mirrorless o sensor já ficará exposto no momento em que retirar a lente.

    2 — Pegue o borrifador do kit e borrife ar no sensor, com ele voltado para baixo para que dessa forma a poeira possa sair. Em muitos casos já é o suficiente para a poeira sair. Não encoste o borrifador de ar no sensor e não use um borrifador de ar mecânico, o sensor é sensível e ar muito forte pode danificar.

    3 — Utilize o pincel magnético para a limpeza, geralmente no kit vem o pincel e cotonete para limpeza, os cotonetes devem ser utilizados somente uma única vez.
    Além do cotonete alguns kits possuem hastes para limpeza que se encaixam no sensor completo tanto opções para sensor full frame quanto para sensor APSC. Você pode utilizar líquidos próprios para limpeza de sensor, mas nunca coloque o líquido diretamente no sensor, sempre no máximo 4 gotas apenas na haste.
    Sempre com muito cuidado, não force o sensor de forma alguma por que isso pode danificar o sensor e nós queremos é limpar e não danificar o sensor durante a limpeza.

    4 — Após feita a limpeza, teste novamente sua câmera fazendo uma foto com a lente fechado no máximo do diafragma utilizando ISO 100 compensando a luz com velocidade do obturador. Se a sujeira continuar, deve repetir o processo e caso não consiga remover talvez seja necessário enviar para assistência técnica para fazer a limpeza.

    Observação

    Apesar dessa alternativa de limpeza utilizando kits de limpeza que encontramos na internet, se não sentir segurança para fazer a limpeza do sensor da sua câmera o mais recomendado é enviar a câmera para uma assistência técnica para ser realizada a limpeza com segurança.

Sobre o Autor

...
Edson Souza

Um sujeito de T.I. que se aventurou em fotografia Outdoor.